sábado, 12 de junho de 2010

Vida que passa


Não sei como você coloca marcos em sua vida. Na minha, as Copas do Mundo são os marcos de referência, para saber onde estava, o que fazia, o que pensava e para onde ia. É assim até hoje, minha vida se "marca" de forma quadrienal, e sempre que, como hoje, começa uma Copa, eu paro e lembro de como era minha vida nas outras.

A primeira lembrança que tenho é a Copa de 82. Eu ainda era menino, nem gostava muito de futebol, morava em São Caetano do Sul e só lembro de duas coisas: do Maradona sendo expulso contra o Brasil por uma falta violenta (no Batista) e do meu pai indo viajar depois do jogo fatídico do Paolo Rossi (3x2 contra o Brasil), todo feliz, me dando dinheiro como forma comemorativa. Além disso, ao que consta, eu torci para Itália naquele dia, o que quase me rendeu um linchamento, já em São Bernardo, para onde mudamos.

Em 86, além de termos um novissimo video-cassete que gravava os jogos enquanto meu pai trabalhava, eu estava fissurado por futebol de botão e fui colecionando, semana a semana, times oficiais, que comprava na lojinha de esportes que ficava na esquina da minha escola. Lembro também que acompanhei muitos jogos, e que assisti a derrota do Brasil nos penaltis para a França na casa dos amigos do meu pai, em Sorocaba. Estava na 5a série e a coisa mais marcante nos campos de futebol foi meu time perder da Inter de Limeira.

A Copa da Italia, em 1990, marcou mudança de escola, em meu primeiro colegial. Nos fatos, era a saída definitiva da infância e a entrada na adolescência. Nessa época de férias, lembro de ter jogado muita bola, e visto Camarões superar jogos incríveis, e a Colombia empatar um jogo historico com a Alemanha no finzinho, gol do Rincon. Também era engraçado que eu iria para a Italia ver meus parentes um dia após a final, e respondi umas mil vezes a todo mundo que me perguntava se eu ia ver a final : "Não"

O Tetra-Campeonato de 94 foi já bem diferente. Eu já tinha carta de habilitação e um carro usado, e assisti ao derradeiro jogo na casa de um amigo em Diadema, junto com outros bons amigos. Lembro de termos ido depois do jogo à uma das principais avenidas da cidade, comemorar (na verdade, olhar a mulherada). Mais um fato que lembrei: eu era plantonista do CVV, e na data do 1o. jogo eu estaria de plantão, mas dei sorte e consegui trocá-lo com outra pessoa.

Em 98, minha vida já tinha mudado muito: eu tinha uma namorada e assistimos ao Brasil ser esmagado pela França na casa de um amigo, em São Bernardo. Tinhamos visto outros jogos no mesmo lugar, como a vitoria sobre o Chile e a dura semifinal contra a Holanda. Lembro do Branco fazendo propaganda do Carrefour ao final do jogo dizendo que a "laranja" estava em promoção. Por coincidencia, poucos meses depois eu estava visitando o estádio da final daquela Copa, já como trainee pela multinacional que me contratara.

A Copa da Ásia, em 2002, marcou minha "época profissional", onde eu lembro de ter visto jogos de madrugada em bares. Ou seja, trabalhava até o fim da tarde, ia para casa dormir e acordava 2h da manhã para ver jogos em bares, como o melhor deles, entre Brasil e Inglaterra. E vi a semi-final com a Turquia em um Fran´s Café lotado. E vi a final na casa de um amigo, com sua familia, e fomos para a Paulista depois, e celebramos no Galinheiro Grill. Esses dias acabam não saindo da memória. E falei por telefone com meu grande amigo e padrinho australiano.

A mais recente Copa, da Alemanha, eu estava na maior parte dos jogos vendo sozinho em meu apartamento perto da Av.Paulista. Eu nunca vou esquecer quando a Argentina perdeu o penalti que a eliminou frente à seleção anfitriã e a comemoração no meu prédio e no dos vizinhos foi superior a tudo que eu já tinha visto, inclusive vitórias brasileiras ou de qualquer time. Já a eliminação eu vi na casa dos sogros, no interior paulista. Foi meio frio, pois o time não empolgava, e a eliminação foi como uma ida ao supermercado, nada que emocionasse. Mas nessa época eu já namorava sério e tinha planos de me casar. Tava na hora também, já tinha 31 anos....

E agora? Quais os capitulos memoraveis da Copa deste ano que me lembrarei no futuro??

Nenhum comentário: