quarta-feira, 30 de julho de 2008

Murphy nos dias modernos


- Escreva aí: sempre que você parar em um semáforo bem demorado, nunca vai atravessar um pedestre sequer.... APENAS QUANDO O MALDITO FAROL ABRIR PARA VOCÊ!
(detalhe: numa grande avenida, esse individuo sempre virá pelo lado oposto, ou seja, você vai esperar mais que os outros)

- Em um vestiário, sempre que você chegar para tomar banho, mesmo que seja 7h da matina, os chuveiros estarão lotados. Se estiver um vago, está queimado. Se vagar um, será aquele que a porta não fecha e a água não esquenta tanto e o porta shampoo só serve pra derrubar seus pertences.

- No dia mais quente do ano, você saiu bem agasalhado, mas sem uma camiseta/camisa legal por baixo, então vai ficar de malha o tempo todo. Já no mais frio, esqueceu de pegar a malha/jaqueta

- O vagão que você pega do metrô é aquele que nunca lota, mas logo hoje entupiu de gente. Claro, aqueles que não tomam banho. E sabe que lugar vagou para você sentar? O assento cinza que não é para você ou aquele outro do outro lado, que sempre terá alguém na frente para sentar.

- A fila de banco, por mais que ande num bom ritmo, sempre empaca na sua vez. Os erros mais incríveis acontecem na sua conta, taxas absurdas, erram na digitalização da sua assinatura e colocam de outra pessoa. E sempre que a agência esperar um fax, ele só vai chegar depois que você fizer muita cara feia pro caixa e ele finalmente perceber que o colega não vai levantar o traseiro da cadeira para trazer, como lhe tinha prometido.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Vida cíclica


Primeiro você tem que tirar boas notas na escola. Depois querem saber que profissão vai seguir. Depois se está pronto para o vestibular. Em quais faculdades conseguiu ingressar.

Quando vai arrumar o primeiro estágio? Quando vai ser efetivado? Quando vai ser promovido?

Em paralelo, quando vai sossegar e namorar firme com alguém. Quando vai noivar? Quando vai casar?

Daí é quando vão ter o primeiro filho. E o segundo. E segue o mesmo roteiro quando os filhos vão crescendo.

A vida social também é assim. Primeiro você vai a bailinhos e festinhas similares. Daí é (ou foi) a época dos bailes de 15 anos e suas aborrecentes danças de valsa. Passa-se aí para formaturas.

Dezenas, centenas em poucos anos. Surgem os casamentos, às pencas. Daí batizados, festas de criança e afins.

Talvez esteja no ultimo passo antes dos sombrios encontros em velórios e enterros. Porque ultimamente tenho ido em poucos casamentos e muitos batizados e festas de criança.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Aos solteirões que reclamam da vida


Em que pesem 3 fatores para os relacionamentos não deslancharem:

1 - muita expectativa
Pessoas encantadas não existem. São sonhos e imaginações vindas dos livros, filmes. Ia dizer musicas, mas elas parecem mais sinceras. Então espere alguém humano, cheio de falhas como você. Se tiver poucas, tanto melhor.

2 - muito rancor, experiências mal resolvidas
Gente que ainda gosta de ex de anos atrás é uma péssima alternativa. Difícil saber que está com a mente e o coração liberto, mas o primeiro passo é resolver você, para depois achar alguém tão bem resolvido quanto.

3 - muita desconfiança e insegurança
Achar que não vai dar certo, porque sempre dá errado é o primeiro passo para.... conseguir exatamente isso! Por mais que as pessoas pareçam umas com as outras, cada momento é único e cada história não tem nada a ver com o que já vivenciou você nessa vida.

Se for ver, porque não arriscar com a próxima pessoa que achar interessante? Se não for legal em até uns 3 meses, bola pra frente.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sobre o tempo


Quer me matar é puxar papo sobre como está o tempo.


É uma total falta do que dizer, e se diz apenas coisas sem sentido, como "como esquentou hoje" ou o contrário. Ora, se está muito quente, frio ou abafado, todos nós já percebemos e sortudo aquele que colocou roupas adequadas a isto.


Eu prefiro realmente o silêncio sepulcral de um elevador com pessoas desconhecidas do que algum "simpático" passageiro que puxa esse tipo de assunto, porque nada mais resta do que dizer "é", "verdade", "pois é".


Agora a pior mesmo é "ninguém entende esse tempo...". Ora, nem os metereologistas entendem, que dirá nós, reles "usuários" dos serviços metereológicos.

Sindrome de Parmalat


No inicio dos anos 90, pela primeira vez um clube de futebol contou com uma parceira comercial forte, que viabilizou contratar os melhores jogadores da época. Essa foi a multinacional Parmalat (que anos depois se viu com problemas de maquiagem de balanços, desvios de dinheiro, etc) e o time, o Palmeiras.

Como efeito disto, todas as negociações envolvendo o Palmeiras inflacionaram. O jogador que custaria 500.000 dolares normalmente passou a custar 3 milhoes e por ai foi. Tudo bem que com o tempo o clube começou a usar agentes para intermediar negociações, e facilitou tudo.

Escrevo isso porque não existe negociação mais injusta do que as que envolvem fornecedores de casamento. Esses profissionais simplesmente SABEM que você tem algum dinheiro, ou se não tem terá que arrumar de alguma forma e, literalmente, metem a faca nos orçamentos.

Pior que isso, muitos estão em verdadeiras máfias e cartéis, pois as Igrejas tem seus "fornecedores de confiança", gente que nada mais faz do que pagar alguma propina, eufemisticamente chamada de doação, para figurar na lista. Ai de você querer trazer algum fornecedor de fora, há uma "taxa" de módicos R$ 500 por fornecedor! Isso quando permitem.

É assim que me sinto. Coagido, constrangido e indefeso contra vorazes capitalistas, sob o pano da "qualidade", do "catolicismo" e do "profissionalismo".

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Top 5 - Musicas que eu gosto mas você não imaginava

Vou levar muita pedrada, mas admito que gosto dessas músicas:

1 - "Meu Mundo e Nada Mais" - Guilherme Arantes
2 - "Bandolins" - Oswaldo Montenegro
3 - "Festa no Apê" - Latino
4 - "Tédio" - Biquini Cavadão
5 - Todas até 1992 dos Engenheiros do Hawaii (!)

E você? Coloque nos comentários as suas

segunda-feira, 14 de julho de 2008

33 anos

Quando eu era pequeno, ouvi esse disco do Julio Iglesias (!!!) e tinha essa longinqua música, que parecia que nunca seria para mim. Nem relaciono nada em especial da minha vida com ela, apenas o título e as duas décadas e meias que voaram de lá pra cá

Numa rápida busca pela internet, achei fatos "relevantes" aos 33 anos:

- Homem de 33 anos se casa com mulher de 104
- Maior homem do mundo ainda não parou de crescer, aos 33 anos

E eu que pensava que era a idade de Cristo quando morreu, acabei de descobrir que : "Aliando as informações de Emmanuel à história, concluímos que Jesus morreu na tarde do dia três de abril, sexta feira, do ano 33, com trinta e seis ou trinta e sete anos. "

Toca aí, Júlio!

Julio Iglesias Música: 33 Años Álbum: Outros...

Entre nostalgia y nostalgiaentre tu vida y la mía
entre la noche y el albase van pasando los días.
Quién no recuerda esa edadllegados los dieciséis
Cuando queremos tener
Algunos años de más.

Y quién no quiere ocultarun poco el tiempo de ayercuando
se empieza a encontraralguna arruga en su piel.
Treinta y tres años
nada más son media vida

Treinta y tres años que se van con tanta prisa.
Treinta y tres años de querer a quien lo pida
Treinta y tres años como usted quien lo diría.

A veces miro hacia atráscon la nostalgia que dael recordar esa edad
cuando se juega a ganar.
Y hoy si quiero apostarme toca tanto perder
Y es que el amor tiene edadaunque no lo quiera usted.

Treinta y tres años nada más son media vida
Treinta y tres años que se van con tanta prisa.
Treinta y tres añosde querer a quien lo pida
Treinta y tres años como yo quien lo diría.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tal qual um ritual

Para quem não conhece muito de futebol (maioria das mulheres e minoria dos homens), um dos grandes sonhos masculinos é ter um filho. Nesse sonho, o maior destaque é que ele torça para o mesmo time que você, para que juntos sofram e acompanhem as inglórias temporadas que se seguirão.

Falo tudo isso porque hoje tive que ser cumplice em um crime: ajudar minha sogra a demover o sobrinho, filho de um corintiano, da idéia de seguir o pai. Me fez comprar uma camisa de goleiro do time dela, para desgosto de um pai, que passará os próximos 40 anos da vida dele discutindo, brigando e tendo desavenças com sua própria carne devido ao jogo de bola.

Parece exagero, mas para quem acompanha de perto o futebol, sabe o quanto amizades nascem ou se aquecem com as idas aos estádios, partidas vistas em bares, dissabores e glórias que acompanham os times.

Não vou chegar ao ponto de dizer que isso influencia no grau de amizade, mas ajuda e muito no convívio. Eu encontro mais gente que torce pro meu time do que os que torcem para times adversários e isso é fato.

Por isso, mesmo que as opções da sogra e do pai serem distintas da minha, me sinto mal com o fato de estar envolvido nesse processo.

A escolha de um time, nem preciso decantar aqui, é uma prova de caráter de uma pessoa, sendo indelével a marca daqueles que um dia ousarem trocar de agremiação. Portanto, uma decisão de toda uma vida, feita em apenas 5 minutos com meu cartão de crédito como agente.

A um pai que perde, a um filho que não mede a consequência, meu minuto de silêncio.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Geração Peter Pan


Depois de muitos rótulos às últimas gerações, tais quais Geração X, Geração Orkut e muitas outras, um rótulo cabível seria esse do título, em alusão ao garoto que nunca queria crescer.

Pensei isso quando lia uma matéria que os desenvolvedores de games pensam nos adultos atualmente, ao contrário dos anos 80 onde as crianças eram o foco. Até porque os adultos de hoje já eram os consumidores daquela época e video-game é um dos hobbys favoritos nossos.

Em outras áreas, há nitidamente essa preocupação. Citaria os desenhos e animações, como Era do Gelo, Shrek, apenas para ficar nos mais conhecidos.

Estou aguardado a mobilete para adulto, já que o Dip n'Lik já está no mercado.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Top 5 - Jogos Emocionantes em Copas do Mundo

Esquecendo o vínculo de torcedor brasileiro, apenas pelos fatos em si, que assisti

1 Argentina 3x2 Alemanha, Copa de 86
2 Portugal x Holanda na Copa de 2006
3 Camarões 2x3 Inglaterra na Copa de 90
4 Colombia 1x1 Alemanha, Copa de 90
5 Brasil 3x2 Holanda, Copa de 94

Dos clubes à sacada

Quando eu era pequeno, me assombravam os enormes clubes, me chateava o fato de eu não ser sócio de nenhum clube legal, mas com o tempo minha mãe investiu uma graninha e virei membro de um, depois de outro.

Naquele tempo, meados dos anos 80, existiam clubes gigantescos, como o Juventus, na Moóca, se não me falhe a memória com mais de 100.000 sócios ativos. As pessoas iam lá para curtir o final de semana, fazer churrascos, usar as piscinas, verdadeiros parques aquáticos.

Na década de 90 isso foi diminuindo. Muito empreendimentos passaram a contar com piscinas e churrasqueiras em suas áreas comuns, e por segurança e comodidade (também custo), todo mundo começou a ficar mais em casa e usufruir da infra-estrutura condominial.

Daí os clubes beiraram a falência (alguns deles não apenas beiraram), e muitos derivaram para outras atividades.

Nesta década, a cultura da individualização superou os limites, com os prédios passando a contar com churrasqueiras em suas sacadas! Não tínhamos mais que nos importar com vizinhos bicões ou chatos de plantão, agora o churrasco é só nosso, como nas nossas casas, antes da verticalização da cidade.

Sem ser nada Nostradamus, quer apostar que a tendência da próxima década é fazer piscinas diretamente nos apartamentos? Não serão piscinas de raia olímpica, isso vai continuar lá embaixo. Mas serão ofurôs, banheiras de hidromassagem ou pequenos tanques que conferirão a todos nós, mais um pouco de privacidade e menos convivência com estranhos.